quinta-feira, 12 de junho de 2014

A pele da Mamãe

Com a orientação de um dermatologista e a adoção de cuidados diários, é possível manter a pele saudável durante a gestação. A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. As mudanças que ocorrem no corpo durante a formação de um novo ser são muitas e contínuas. Nessa fase, em que os hormônios estão em ebulição no organismo feminino, é comum aparecer algumas alterações na pele. Por isso, é importante que as futuras mamães sejam acompanhadas por um dermatologista, que indique os cuidados e produtos adequados para manter o rosto e o corpo bonitos e saudáveis. Durante a gestação, normalmente, acontece um aumento na pigmentação da pele e uma coloração mais escura nas áreas dos mamilos, além das regiões abdominal e genital. Essas alterações são transitórias e costumam regredir com a estabilização dos hormônios após o parto ou a amamentação. Mesmo sabendo disso, muitas mulheres se sentem incomodadas e temem o aparecimento de manchas, principalmente no rosto – que durante a fase é mais receptivo à presença de cloasmas (as manchas típicas da gravidez). Pequenos cuidados A melhor maneira de impedir ou minimizar o aparecimento dessas manchas é adotar hábitos regulares de cuidado com a pele. Os principais são:

 • Uso diário do protetor solar. “Ele é indispensável”, recomenda Liliana Bechelli, gerente médica da Natura. • Evitar a exposição prolongada ao sol, mesmo com o uso do protetor.
• Fazer uso de cremes hidratantes ao menos duas vezes ao dia. A pele, mais sensível nesta fase, pede mais hidratação.
 • Dar preferência a produtos específicos, desenvolvidos para não causar irritação à pele da gestante. Caso surjam manchas, o tratamento deve ser indicado por dermatologista e realizado somente após o nascimento do bebê, “pois implica a utilização de substâncias que são contra-indicadas durante o período gestacional”, Para combater as estrias Outra preocupação durante a gestação é o aparecimento das indesejáveis estrias. Com a distensão da pele associada a características individuais, as estrias podem surgir na região lombar e no abdómen, mamas, coxas e quadris - áreas onde o estiramento da pele costuma ser maior. Novamente, o uso de hidratante específico e de boa qualidade é recomendado para prevenção do problema.

Mas outros cuidados podem ser tomados:
 • Os banhos não devem ser demorados.
 • Massagens nos pés e pernas, quando realizadas de forma correta, podem facilitar a circulação do sangue e diminuir o inchaço.
 • Também não se pode descuidar da alimentação. É necessário ingerir bastante líquido para manter a hidratação da pele. Com esses pequenos cuidados, a futura mamãe apresentará uma pele sedosa e saudável durante toda a gestação. Mas não esqueça: antes de qualquer procedimento, consulte um dermatologista de sua confiança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu contato, caso queira agilidade em sua resposta, envie a mesma pelo whatsApp 13 99709-7196.
Geralmente respondemos em horário comercial.
Volte sempre.